Procurar foto »
Cód. da foto
Pessoa (obrigatório)
Local


Blog do Sociais

14
jun

Desemprego bate recorde e empreendedorismo cresce

Publicado em SorocabaSeja o primeiro a comentar

Desemprego bate recorde e empreendedorismo cresce

Número de empresas abertas em Sorocaba cresceu 5,95%. Consultor empresarial explica que planejamento é a chave para virar um empreendedor de sucesso

 

O aumento recorde das taxas de desemprego tem levado diversos trabalhadores a buscarem alternativas no empreendedorismo.

 

Prova deste crescimento é que enquanto a taxa de desemprego divulgada pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atingiu a casa de 11,2% -  a maior taxa registrada desde 2012- , o número de empresas abertas na cidade de Sorocaba neste mês de junho atingiu 77.249, um amento de 5,95% se comparado ao ano anterior, segundo dados do Empresômetro, ferramenta desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

 

“O número do desemprego só não é maior porque as pessoas estão buscando alternativas no empreendedorismo para sanar a falta de emprego”, afirma o consultor empresarial Silvano Beserra.

 

De acordo com o consultor, esta é uma realidade muito recorrente no exterior que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Para ele, a crise política/econômica atual tem levado a essa mudança cultural.

 

No exterior, os jovens saem das faculdades pensando em abrir uma nova empresa, enquanto no Brasil, muitos recém-formados acabam buscando nos concursos a estabilidade financeira ou saem em busca de um emprego no concorrido mercado de trabalho. “No exterior não é raro encontrarmos jovens gerindo negócios próprios milionários, enquanto aqui no Brasil, dificilmente vamos encontrar esta realidade”, aponta Beserra.

 

Mas o quadro está começando a mudar. A falta de oportunidades levou os empresários Murilo e Erica Roosch a saírem da fila do desemprego e investirem no empreendedorismo. Há menos de dois meses, o casal resolveu abrir em Sorocaba uma empresa especializada na entrega de frutas prontas para o consumo.

 

Erica conheceu uma empresa semelhante em Maringá/PR e resolveu unir forças com o marido e um casal de amigos para abrir a frutaria. Eles buscaram especialização, conhecer de perto o mercado, além de possíveis fornecedores e clientes. Hoje, está colhendo os resultados.

 

 

O segredo é se especializar

Para os desempregados que pensam em abrir o negócio próprio, o consultor dá algumas dicas. A escolha do ramo de atuação do novo investimento deve partir do conhecimento e da aptidão do futuro empreendedor. Segundo Beserra é muito ariscado investir em um negócio que o investidor não conhece ou nunca vivenciou como funcionário.

 

Outro ponto importante é a localização e a concorrência do novo investimento. O futuro empresário deve analisar detalhadamente a escolha do ponto, averiguar se existe concorrência na região e o principal, se existe demanda na região para este produto ou serviço.

 

“O planejamento é o segredo para atingir o sucesso nos negócios”, ressalta o consultor.

 

Este auxílio para abrir o negócio próprio pode ser encontrado gratuitamente em sites, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) ou com a ajuda de consultores. “Com planejamento e apoio, os futuros empresários terão mais chance de prosperar e não entrar na estatística que aponta que  muitas empresas fecham nos dois primeiros anos por falta de planejamento”, finaliza Silvano Beserra.

 

Att.:


Facebook
Instagram
Contato

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Sua mensagem

Informe o código a seguir: captcha

Ligue
Sociais
(15) 3014.0441
Desenvolvido por
Sites Sorocaba